Sintomas do Alcoolismo
25/10/2019

O vício do álcool é um problema que está presente em toda parte do mundo. Muitas pessoas, anualmente, são vítimas de consequência direta ou indireta do alcoolismo. O alcoolismo é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas até chegar ao ponto da dependência química. Esse excesso do consumo de álcool afeta significativamente a vida do usuário, prejudicando a sua capacidade de funcionar diariamente, pois o alcoolismo faz com que o usuário se torne incapaz de funcionar sem a ingestão de álcool. O alcoolismo está relacionado aos seguintes sintomas, que não necessariamente, ocorrem juntos:

- Compulsão: forte necessidade ou desejo incessante de beber;
- Sintomas de abstinência física, como náusea, tremores, suor e ansiedade, quando para de beber;
- Dificuldade de controlar o consumo: não conseguir parar de beber depois de ter começado;
- Tolerância: necessidade de doses maiores de álcool para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância.

Existem também as consequências em curto prazo, quanto maior for a concentração de álcool no sangue do usuário, mais fortes poderão ser as alterações da consciência e os sintomas de intoxicação alcoólica. O comportamento fica desadequado, o humor instável, a fala começa a ficar arrastada, déficit de atenção, falta de discernimento, falta de coordenação e problemas que afetam a memória. Os efeitos a médio e longo prazo do alcoolismo são muitos e incidem negativamente sobre a saúde física e psíquica, que na maior parte das vezes causam prejuízos graves nos vários contextos em que a pessoa se move, sejam eles no trabalho, na família ou na sociedade e estão diretamente associados com exclusão social, acidentes de trânsito, comportamentos agressivos, entre outros.

Esse tipo de dependência química, também pode acarretar em transtornos mentais como depressão, abstinência, demência e psicose. Existem tratamentos adequados para a dependência de álcool, cada tipo de tratamento depende do grau de dependência da pessoa e dos recursos disponíveis na comunidade. O tratamento pode incluir a desintoxicação, que é um processo de retirada do álcool de uma pessoa com segurança, o uso de medicamentos para que o álcool se torne aversivo, ou para diminuir a compulsão pelo álcool, aconselhamento afim de ajudar a pessoa a identificar as situações e os sentimentos que a conduz ao desejo e a necessidade de beber, além de criar novas formas de lidar com essas situações. Os tratamentos podem ser realizados em hospitais, em casa, em consultas ambulatoriais ou em clínicas. A presença e o apoio da família são essenciais para a recuperação. O alcoolismo é considerado uma doença tratável e merece atenção.